CANOAS: IDOSOS RECEBEM VACINA EM CASA

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira (23) em Canoas e, com o objetivo de evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus e combater a proliferação do vírus, os profissionais de saúde estão realizando a vacina na casa dos idosos. Para garantir a segurança do público-alvo e das equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar estão acompanhando a ação.

O guarda municipal Lindomar Cardoso afirma que todas as equipes são acompanhadas de um agente de segurança para dar mais tranquilidade à população. “Queremos que os canoenses se sintam mais seguros em abrir suas portas para os profissionais de saúde. Normalmente, em período de crise como este, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes, então, queremos inibir a ação de criminosos. Fico feliz em poder ajudar a comunidade canoense nesse momento tão delicado”, destaca.

A alegria de receber a vacina em casa estava estampada no rosto dos idosos, como é o caso de Dalva de Oliveira Freitas, de 67 anos, que achou a ação muito eficaz para evitar que os idosos corram risco. “Essa iniciativa da Prefeitura é louvável, fico muito agradecida com essa preocupação com a população”, comenta.

As equipes são recebidas com muito carinho pelos idosos, como fez Luisa Maria de Oliveira, de 67 anos, que também recebeu a vacina em sua residência, no bairro Guajuviras, e afirma que se sentiu protegida com a presença dos agentes de segurança. “Fiquei muito feliz com essa ideia, porque muitos idosos não podem sair de casa, outros ficariam esperando na fila. Assim, somos atendidos nas nossas casas e com toda a proteção que necessitamos nesse momento”, ressalta.

Ao todo, são 27 equipes percorrendo as ruas de Canoas para imunizar pessoas com mais de 60 anos, primeiro público a ser vacinado. Desta forma, não serão aplicadas doses da vacina naqueles pacientes que procurarem as Unidades Básicas de Saúde, já que os técnicos estarão em visitas domiciliares. Não é necessário agendar ou entrar em contato com as unidades, as equipes irão em todas as casas dos bairros de Canoas.

Entenda como ocorrerá a vacinação em Canoas

– 1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

– 2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

https://coronavirusnacidade.org/

Você pode gostar...

%d blogueiros gostam disto: